Uma nova gramática computacional do português no formalismo HPSG

Leonel Alencar

Via Zoom

13 de Maio de 2021, às 16h

Parsers sintáticos profundos integram a arquitetura de diversos sistemas comerciais de compreensão de linguagem natural, como, por exemplo, o Watson da IBM, estado da arte na área de resolução de perguntas, ou o MedScan, especializado em extração de informações de literatura biomédica. Ao contrário de línguas como inglês e alemão, para citar apenas dois exemplos, o português não dispõe de uma gramática computacional profunda de ampla cobertura com licença de software livre. Visando preencher esta lacuna, iniciei em 20 de fevereiro, no quadro de estágio pós-doutoral e estada como Professor Visitante da FGV EMAp, em colaboração com o Prof. Alexandre Rademaker, a implementação de uma gramática computacional do português no formalismo HPSG, utilizando os sistemas Grammar Matrix e LKB. Esta comunicação tem dois objetivos principais. O primeiro é apresentar os primeiros resultados da pesquisa e os desafios a serem enfrentados na ampliação da gramática. O segundo é mostrar como a engenharia da gramática baseada na modelação matemática do conhecimento linguístico constitui uma frente de investigação científica, desenvolvimento e inovação ainda não suficientemente explorada no Brasil, representando uma oportunidade para pesquisadores da EMAp nos diferentes níveis. Para tanto, traçarei um panorama dos nexos entre o desenvolvimento de gramáticas de línguas naturais com a computação e a matemática, consolidados na linguística computacional e na linguística matemática, campos interdisciplinares há várias décadas estabelecidos.

Registre-se com antecedência para este seminário: https://fgv-br.zoom.us/meeting/register/tJcsceyupjIjHtK9BmjGS2MH7CpndEK6GGZc

Após o registro, você receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre conexão no seminário.

Leonel Alencar - Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras e ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL). Pesquisador na área da linguística computacional, com foco em teorias linguísticas formais. Licenciado em Português e Alemão pela Universidade Federal do Ceará (1991), com especialização em germanística pela Universität Freiburg (1993), Alemanha, e mestrado em linguística pela Universidade Federal do Ceará (1997). Doutorado em linguística geral e alemã pela Universität Konstanz, Alemanha (2003), com pós-doutorado em 2013 na mesma universidade nas áreas de sintaxe gerativa e linguística computacional. Coordenador do Grupo de Pesquisa Computação e Linguagem Natural (CompLin). Pesquisador do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat), do Departamento de Computação da UFC, de 2013 a 2015. Professor Visitante da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas - FGV EMAp no Rio de Janeiro para desenvolvimento de pesquisa pós-doutoral na área de engenharia da gramática no paradigma da HPSG (https://emap.fgv.br/corpo-docente/leonel-figueiredo-de-alencar ).