Problemas Inversos: O que são e para que servem?

Vinicius Albani

Via Zoom

27 de maio, 2021, às 16h

Nesta palestra será apresentada uma introdução aos Problemas Inversos, uma área interdisciplinar com forte ligação com a Ciência de Dados, a Modelagem Matemática e Computacional, a Análise Numérica, a Análise Funcional, e a Otimização. Alguns exemplos ilustrativos de aplicações de técnicas de Problemas Inversos serão apresentados, tais como a Tomografia Computadorizada em Medicina Diagnóstica e a Calibragem da Volatilidade Local em Finanças Quantitativas.

Registre-se com antecedência para este seminário aqui.

Após o registro, você receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre conexão no seminário.

Vinicius Albani é Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo feito estágios de pós-doutorado na Universidade de Viena (Áustria) e no IMPA. É mestre (2008) e doutor (2012) em matemática pelo IMPA e desde então, vem atuando nas áreas de Problemas Inversos, Métodos Matemáticos em Finanças, e Modelagem Matemática e Computacional. Nessas áreas, tem desenvolvido e analisado métodos de regularização aplicados a problemas de identificação de parâmetros em Finanças Quantitativas, Dispersão de Poluentes na Atmosfera, e Epidemiologia.