Smart Contracts: Aplicações e Desafios Jurídicos

Marcelo Leonardo Cristiano

18 de Outubro de 2018 às 16:00h

Nos últimos anos temos visto um interesse cada vez maior na tecnologia Blockchain, especialmente em razão do crescimento exponencial do valor de mercado de alguns criptoativos, sendo o Bitcoin um dos exemplos mais conhecidos. Entre os aspectos mais relevantes desta tecnologia estão os Smart Contracts (ou “contratos inteligentes”), com enorme potencial disruptivo em diversas áreas de negócio e com impactos relevantes nas esferas jurídica, econômica e social. Na palestra, serão abordados aspectos gerais da tecnologia Blockchain, possíveis aplicações dos Smart Contracts e os principais desafios jurídicos para sua utilização, incluindo casos práticos e projetos existentes.

Marcelo Leonardo Cristiano é Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especializado em Direito Norte-Americano e Internacional pelo The Center for American and International Law, Texas, EUA, atua em diversos setores, como tecnologia, saúde, imobiliário, infraestrutura, serviços, produtos financeiros, entretenimento, entre outros. Possui mais de 20 anos de experiência em societário, tributário e contratos, com ênfase em operações estruturadas e transações comerciais, reorganizações societárias, investimentos nacionais e estrangeiros, operações de M&A, private equity e joint ventures. Atua em projetos ligados ao ecossistema de startups, inovação e empreendedorismo. Coordena a área responsável pelas iniciativas ligadas a novas tecnologias, incluindo blockchain, smart contracts, tokens e ICO´s. Certificado pela Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE), possui ampla experiência em temas de governança corporativa, investigação e legislação de promoção da integridade. Palestrante em diversos eventos sobre temas como investimento, tributação, empreendedorismo, tecnologia, entre outros, é Membro da Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico da OAB/RJ e da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/RJ. Foi presidente da Young Britcham (Câmara Britânica para jovens), Diretor da Ação Comunitária do Brasil, Rio de Janeiro, Membro do Comitê Legal, Tributário e Regulatório da Câmara Britânica (Britcham), professor em cursos de especialização em Direito Tributário promovidos pelo Instituto de Estudos Empresariais), em cursos de pós-graduação realizados em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), em cursos de extensão e pós-graduação na Universidade Candido Mendes (UCAM), em curso de pós-graduação realizado em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Figura na lista dos advogados mais admirados da LACCA Approved desde 2018/2017, nas áreas Anti-Corruption & Compliance, Corporate/M&A, Antitrust, Intellectual Property e Tax. Reconhecido desde 2010 pelo anuário Análise Advocacia 500 como um dos advogados mais admirados do Brasil em diversas áreas/setores, como Saúde, Farmacêutica, Societário, Comércio Internacional, Contratos Comerciais e Siderurgia e Mineração. Reconhecido pelo mesmo anuário como um dos advogados mais lembrados por especialidade e um dos advogados mais admirados do Rio de Janeiro (tier1)