Antonio Branco falou sobre a importância da matemática em um mundo cada vez mais orientado por dados e tecnologia
O professor da Escola se fez presente no evento, ao lado de outros importantes nomes da área | Foto: Divulgação
Cerca de 150 educadores estiveram reunidos no município de Aracruz (ES) para o Encontro dos Professores do Programa Matemática na Rede e das Rotinas Pedagógicas, organizado pela Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu ES). O evento foi realizado no Sesc Praia Formosa na última semana, com dois dias de intensas trocas, oficinas e reflexões sobre os rumos da educação matemática no estado. Entre os destaques do encontro esteve a participação do professor Antonio Branco, da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp).
Reconhecido por sua atuação em ciência de dados e inteligência artificial, Branco contribuiu com uma palestra que abordou o papel da Matemática na formação dos estudantes em um mundo cada vez mais orientado por dados e tecnologia.
Além do representante da FGV EMAp, o evento também contou com nomes como Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e os professores Florêncio Guimarães e Luzia Casati, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). As atividades incluíram ainda oficinas práticas — como as de Jogos Matemáticos, conduzidas por professores convidados —, palestras temáticas e reuniões voltadas à elaboração dos Materiais Estruturados das Rotinas Pedagógicas Escolares de 2025.
Promovido pela Sedu ES, por meio do Programa Matemática na Rede e em parceria com o IMPA, o encontro teve como principal objetivo aprimorar as práticas pedagógicas dos professores da rede estadual capixaba. A proposta foi criar um espaço qualificado de escuta ativa e colaboração, fortalecendo os projetos de iniciação científica e a construção coletiva das ações em sala de aula.