Evento reuniu educadores para aprimorar o ensino de Matemática nas escolas públicas do estado capixaba
Mais de 50 profissionais estiveram envolvidos no evento | Foto: FGV CDMC
Nos dias 5 e 6 de setembro, a Fundação Getulio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro recebeu a 2ª edição do evento “Aperfeiçoamento de Professores” do Espírito Santo. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (FGV CDMC), a Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) e a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu), por meio do Programa Matemática na Rede, reuniu 48 professores do ensino fundamental e médio de diversas regiões do estado, todos atuantes nos Polos de Iniciação Científica de Matemática (PicMat), além de seis professores da FGV EMAp.
O principal objetivo do evento foi proporcionar uma formação continuada para esses educadores, buscando aprimorar suas práticas pedagógicas e a qualidade do ensino de Matemática nas escolas públicas. As aulas, conduzidas por professores da FGV EMAp, abordaram temas como probabilidade, teoria dos jogos e história da matemática, proporcionando uma imersão em novos conteúdos e abordagens didáticas.
Programação
O primeiro dia de evento, 5 de setembro, foi iniciado com falas de César Camacho, diretor da FGV EMAp, e Maria Izabel Camacho, diretora da FGV CDMC. Ao longo da manhã e tarde, foram realizadas duas palestras: ‘Tópicos da história antiga da Matemática’, com o professor Eduardo Wagner; e ‘Os primórdios da Pesquisa Matemática no Brasil’, com César Camacho.
Já na sexta-feira, segundo e último dia de Aperfeiçoamento, foram quatro palestras. Pela manhã, o docente Paulo Cezar Carvalho falou sobre Probabilidade, e Walter Sande apresentou uma breve introdução à Teoria dos Jogos. Após o almoço, o professor Dário Oliveira, ministrou uma palestra sobre IA geoespacial, seguida por Antônio Carlos Branco, que abordou o tema ‘Discos de Gerschgorin: onde ficam os autovalores de uma matriz?’.
Todas as palestras foram apresentadas por professores da FGV EMAp.
Experiências
Lenise Julia Fassini, professora da EEEEFM Maria Zoauin de Miranda, destacou a importância do evento para sua trajetória profissional: “Sentar na cadeira como aluna me fez ter uma percepção diferente em vários aspectos. O brilho da equipe de professores da FGV me inspira a ser uma professora melhor, e saio daqui com novos aprendizados e muita energia para aplicar em sala de aula”. Ela também comentou como os conteúdos abordados, especialmente sobre probabilidade e história da matemática, despertaram novas formas de instigar a curiosidade dos alunos.
Lenise atua como professora no município Serra, no ES | Foto: FGV CDMC
Gilberto Paiva, professor da EEEFM Teófilo Paulino, localizada na cidade de Domingos Martins, ressaltou o impacto direto do evento em suas aulas. “Relembrar certos conteúdos e mostrar aos nossos alunos que existe muito mais do que o livro didático traz são ferramentas essenciais para tornar nossas aulas mais dinâmicas”, disse. Para ele, a parceria entre a FGV e a Sedu é uma excelente oportunidade de formação, que possibilita um contato mais próximo com professores renomados e com conteúdos atualizados.
Gilberto ressaltou a parceria com a FGV | Foto: FGV CDMC
Walter Sande, docente da FGV EMAp e palestrante do evento, reforçou a importância da formação continuada de professores da educação básica: “Faz parte da missão da EMAp promover a disseminação da Matemática Aplicada e da Ciência de Dados. A formação de professores é fundamental para que nossos jovens vejam essas áreas como perspectivas de carreira”.
Walter valorizou o interesse dos professores presentes | Foto: FGV CDMC
O evento demonstra o compromisso da FGV e da Sedu em promover uma educação de qualidade, investindo no desenvolvimento dos professores e, consequentemente, no futuro dos estudantes do Espírito Santo.